quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Esquecimento...porquê?


Esqueci-me... mesmo, do feriado de ontem;

pareceu-me antes um deslumbrante dia oferecido

para pertencer a mim mesma e para eu, de mim a mim, unicamente

dar fé. Foi excelente - a meio de uma semana de trabalho -

há não sei quantos anos (mais de cem) ter sido implantada a

república. Mas porque me esqueci? (Ou melhor, quem, para além

dos dignatários envolvidos em cerimónias oficiais, se lembrou?).

Esquecemo-nos, porque, num regime dito democrático,

que diferença pode haver entre uma

monarquia ou uma república?! Além do mais, apenas uma família

real acaba por ficar muito mais em conta do que as já extensas listas

de presidentes, vice-presidentes, ex-presidentes, e respetivas

famílias que a dita república tem de custear. Apenas encontro

uma nota de evocação positiva: a belíssima imagem da República,

de bandeira desfraldada na mão, abrindo o caminho

da Liberdade... Mas a imagem desta Mulher, hoje,

desapareceu por completo, como se também a

Liberdade fosse tão difícil de encontrar quanto

comer um cacho de uvas brancas, pequeninas.